![]() |
A mostra reúne objetos em cerâmica cuiabana, pantaneira pertencentes ao museus de Penápolis |
O Museu Histórico Pedagógico Marechal Cândido Rondon, de Araçatuba, recebe a exposição itinerante sobre o folclore, até o final do mês de agosto. A exposição faz parte do acervo do Museu Municipal do Folclore de Penápolis e conta um pouco sobre o surgimento dessas historias. A entrada para visitação é gratuita.
A mostra reúne objetos em cerâmica cuiabana, pantaneira e da própria cidade de Penápolis, todas relacionadas a lendas folclóricas e derivadas. Objetos sobre a Folia de Reis e sua historia também podem ser encontrados na exposição. Os visitantes também encontram lendas, superstições e crendices populares e os objetos que dão “veracidade” a essas estórias.
ESPAÇO
O Museu do Folclore surgiu como um dos objetivos do Centro de Folclore da Fundação Educacional de Penápolis (Funepe) – entidade criada pelas primeiras turmas de Educação Artística, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (Fafipe) - em 1974, com estatuto redigido em 1975 e aprovado em 1977.
![]() |
Pavão, simbolo do folclore |
As peças que deram início ao seu acervo foram coletadas por meio de pesquisas de campo realizadas por equipes de alunos da Fafipe, da Faculdade Auxilium de Lins (FAL) e por pessoas da sociedade penapolense interessadas em folclore.
![]() |
Superstições e crendices fazem parte da exposição |
O acervo privilegia a cultura espontânea da cidade, da região e do país. Conta com mais de 12 mil peças, entre objetos, livros, revistas, apostilas, boletins, relatórios de pesquisa de campo, álbuns de recortes, quadros, fitas gravadas, discos, fotos, slides, filmes e selos.
SERVIÇO
Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon.
Exposição Folclórica – Parte do acervo do Museu Municipal do Folclore de Penapolis
Entrada Grátis
Indicação: Livre
Segunda: Das 14h às 17h
Terça a Sexta: Das 8h às 17h
Sábado: Das 8h às 12h